quarta-feira, 14 de abril de 2010

O Abuso da palavra

Ainda bem que alguém inventou a escrita, como forma de expressão. De opinões. De sentimentos. De acontecimentos. De factos.

Como poderei descrever a Natureza? A aragem que atravessa o meu rosto todas as manhãs? Como posso eu falar com um cego que não vê da mesma forma que eu? Se as palavras não existissem como haveria entendimento entre nós, homens? Podem vir com a conversa que há muitas palavras para um único objecto ou então como a história que existe muitas línguas e isso faz com que não nos entendamos. Comigo isso são meras desculpas de pessoas que vivem agarradas a um presente sem horizontes, ou seja sem ambições maiores.

Alexandre O'Neill um dia escreveu "há palavras que nos beijam/ como se tivessem boca/ palavras de amor de esperança/ de imenso amor de esperança louca (...)". Existem palavras que nos confortam, que nos fazem rir, que nos deprimem, nos magoam como se fossem afiadas e nos cortassem, há ainda aquelas que nos dão esperança para um futuro vindouro. Todas elas são prenunciadas por alguém . Elas não falam sozinhas. Elas precisam de um mensageiro para passar a mensagem, o seu significado. Nós, pessoas,viajantes por este planeta a que o Homem chamou Terra, usamos e usufruímos da palavra. Quando atiramos para o ar uma palavra como "amo-te" ou perdoa-me" ou mesmo "errei" custamos a que ela sai com todas as letras que possui. Porque será que tal acontece? Serei eu incapaz de não sentir o que digo?

As palavras são o que cada um quiser fazer delas.

Este foi o texto que escrevi para um concurso na escola. O tema era livre, não havia limite de palavras mas havia o limite de um folha A4. Por isso resolvi escrever sobre as palavras. Uma pequena reflexão sobre o que elas significam e por ai a fora! :) Espero que reflitas quando falares com alguém, quando escreveres, quando pensares em declamar algo bem alto.

Formiga pensante

4 comentários:

  1. Leio, Gosto, Adoro, Descobri... Comento...

    Usar e abusar das palavras, não sei se amanhã o gato vai comer-me a língua;

    Interessante o texto.

    continua a ir para a frente, tens um caminho lindo...

    ResponderEliminar
  2. Obrigada!
    MAs posso ousar perguntar quem és?

    O gato não te come a língua se tu tiveres cuidado com ela!

    ;)

    ResponderEliminar
  3. desculpa! Sou o Jorge! Gostei muito do sonho contado :D

    ResponderEliminar
  4. =) e a Mariza tem uma música com essa letra ;)

    Passei para deixar um beijinho!!

    Ah, sim, parece-me que amanhã vai chover... Assim, se adiares o dia de praia avisa, pode ser que a gente já possa ir LOL

    ResponderEliminar